Para falar sobre áreas classificadas precisamos antes definir o que é uma atmosfera explosiva, “Atmosfera Explosiva”: é a mistura com o ar de substância inflamáveis na forma de gás, vapor, névoa, poeira ou fibras na presença da qual, havendo uma fonte de ignição, a combustão se propaga através da mistura.
Dessa forma, “Área Classificada” é o local onde a presença de uma atmosfera explosiva é tal que requer precauções para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.
Nas áreas classificadas ou atmosferas explosivas é possível encontrar diferentes fontes de ignição capazes de iniciar uma deflagração (ignição ou explosão):
De origem eletrônica: sensores, transmissores, circuitos eletrônicos em geral.
De origem elétrica: tomadas, painéis, luminárias, condutores nus etc.
De origem mecânica: esteiras, moinhos, separadores etc.
De origem eletrostática: por fricção, rolamento e no transporte e transferência de líquidos inflamáveis.
Áreas classificadas são divididas em zonas 0, 1 e 2 para gases, vapores e névoas, de acordo com a ABNT NBR IEC 60079-10
Zona 0 (zero) onde a presença da mistura inflamável é encontrada durante 1.000 horas ou mais por ano (10%).
Zona 1 onde a presença da mistura inflamável é encontrada durante mais de 10 horas e menos de 1.000 horas por ano (0,1% a 10%).
Zona 2 onde a presença da mistura inflamável é encontrada durante mais de 1 hora e menos de 10 horas por ano (0,01% a 0,1%).
Área não classificada: menos do que 1 hora por ano
Áreas classificadas são divididas em zonas 20, 21 e 22 para poeiras combustíveis, de acordo com a IEC 60079-10, de forma a facilitar a seleção de equipamentos elétricos e não elétricos apropriados e o projeto de instalações elétricas, de instrumentação e mecânicas adequadas.
Classificação das áreas com relação a poeiras:
Zona 20 – a mistura explosiva é encontrada na maior parte do tempo.
Zona 21 – a mistura explosiva ocasionalmente será encontrada.
Zona 22 – a ocorrência de atmosfera explosiva devido a dispersão da poeira acumulada, é improvável, e se ocorrer será por curto tempo.
Para tornar seguras as instalações elétricas em atmosferas explosivas, é necessário que os equipamentos elétricos, eletrônicos, digitais, de automação e de telecomunicações, tanto fixos como portáteis, possuam algum tipo de proteção normalizada pelas Normas ABNT NBR IEC “Ex”.
Estes requisitos especiais de construção e certificação são aplicados de forma a evitar que estes equipamentos e instalações sejam fontes de ignição, devido à geração de faíscas, centelhas ou pontos quentes com temperaturas acima da temperatura de ignição dos gases inflamáveis ou das poeiras combustíveis que estejam presentes no local da instalação.
No nosso próximo artigo iremos falar sobre os tipos de proteção adotados para os equipamentos utilizados em áreas classificadas.
Decio Wertzner – setembro 2023